Você já reparou na qualidade do atendimento que você, não sendo uma
pessoa da TV, ou político importante recebe na farmácia, no açougue, na banca
de jornal, num posto de saúde ou em qualquer lugar que você normalmente freqüenta?
Certamente se alguém atencioso e gentil
lhe atender, você vai ficar surpreso e até questionar o porque de tanta atenção,
mas com certeza vai sair do estabelecimento com a sensação de ser uma pessoa
importante.Você foi tratado como um “cliente”, e não como um simples
consumidor afinal; Cliente é toda pessoa ou organização ao qual se presta
um serviço, produto ou informação.
Os
clientes se dividem em:
Clientes
Externos – Qualquer pessoa ou entidade de fora da organização que
necessite de uma informação, produtos ou serviços.
Clientes
Internos – São as pessoas da organização a quem é passado o trabalho
concluído para que possam realizar a próxima função, na direção de servir
outros clientes até chegar ao cliente externo.
Os
clientes precisam ser vistos como própria razão da existência de uma organização,
e não como pessoas que perturbam a rotina. Nos dias de hoje, a satisfação
total dos clientes, é a mola mestra da empresa. É importante prever as
necessidades e superar as expectativas dos mesmos, seja em atendimento, produtos
ou serviços. A necessidade de se ter funcionários que se comprometam com os
problemas dos clientes e se empenhem em resolve-los é cada vez mais presente
nas empresas que desejam ter seu lugar assegurado no mercado.
Quando se fala em satisfação do cliente,o
primeiro aspecto a ser levado em conta é
o atendimento.
Este é um item importantíssimo e muitas
vezes relegado principalmente no que diz respeito a clientes internos
(colaboradores)
Sua empresa considera os colaboradores como
clientes? Os colaboradores são treinados para ver o companheiro de trabalho
como cliente?
A
empresa que tem por norma atender como cliente a próxima pessoa do processo ou
seja todos os colaboradores, com certeza não terá problema com o atendimento
dispensado ao cliente externo
Nos dias de hoje, a oferta é muita e
cliente insatisfeito principalmente com relação a atendimento é um serio
candidato a mudar de fornecedor.
Sugerimos então que se conheça os
clientes, suas necessidades, problemas e expectativas. É preciso ter sempre
em vista aquilo que realmente pesa na decisão dos mesmos. Pesquise, pergunte a
eles o que querem, precisam e esperam da sua empresa.,tenha sempre disponível
uma caixa de sugestões.
Faça do seu produto ou serviço um gerador
de encantamento ou seja, exceda as expectativas e encante seu cliente, sejam
eles clientes internos ou externos.
“A satisfação do cliente é o melhor
atestado do que fazemos hoje e a primeira garantia do que poderemos fazer amanhã”.
Super
Visão
E-mail:
sp_visao@bestway.com.br
Na próxima
semana fique atento que o assunto é:
Imagem
Pública: difícil de criar, fácil de destruir.