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   Sua empresa investe na Satisfação dos Clientes?

            Você já reparou na qualidade do atendimento que você, não sendo uma pessoa da TV, ou político importante recebe na farmácia, no açougue, na banca de jornal, num posto de saúde ou em qualquer lugar que você normalmente freqüenta?

            Certamente se alguém atencioso e gentil lhe atender, você vai ficar surpreso e até questionar o porque de tanta atenção, mas com certeza vai sair do estabelecimento com a sensação de ser uma pessoa importante.Você foi tratado como um “cliente”, e não como um simples consumidor afinal; Cliente é toda pessoa ou organização ao qual se presta um serviço, produto ou informação.

Os clientes se dividem em:

Clientes Externos – Qualquer pessoa ou entidade de fora da organização que necessite de uma informação, produtos ou serviços.

Clientes Internos – São as pessoas da organização a quem é passado o trabalho concluído para que possam realizar a próxima função, na direção de servir outros clientes até chegar ao cliente externo.

Os clientes precisam ser vistos como própria razão da existência de uma organização, e não como pessoas que perturbam a rotina. Nos dias de hoje, a satisfação total dos clientes, é a mola mestra da empresa. É importante prever as necessidades e superar as expectativas dos mesmos, seja em atendimento, produtos ou serviços. A necessidade de se ter funcionários que se comprometam com os problemas dos clientes e se empenhem em resolve-los é cada vez mais presente nas empresas que desejam ter seu lugar assegurado no mercado.

            Quando se fala em satisfação do cliente,o primeiro aspecto a ser levado em conta  é o atendimento.

            Este é um item importantíssimo e muitas vezes relegado principalmente no que diz respeito a clientes internos (colaboradores)

            Sua empresa considera os colaboradores como clientes? Os colaboradores são treinados para ver o companheiro de trabalho como cliente?

             A empresa que tem por norma atender como cliente a próxima pessoa do processo ou seja todos os colaboradores, com certeza não terá problema com o atendimento dispensado ao cliente externo

            Nos dias de hoje, a oferta é muita e cliente insatisfeito principalmente com relação a atendimento é um serio candidato a mudar de fornecedor.

            Sugerimos então que se conheça os clientes, suas necessidades, problemas e expectativas. É preciso ter sempre em vista aquilo que realmente pesa na decisão dos mesmos. Pesquise, pergunte a eles o que querem, precisam e esperam da sua empresa.,tenha sempre disponível uma caixa de sugestões.

            Faça do seu produto ou serviço um gerador de encantamento ou seja, exceda as expectativas e encante seu cliente, sejam eles clientes internos ou externos.

            “A satisfação do cliente é o melhor atestado do que fazemos hoje e a primeira garantia do que poderemos fazer amanhã”.

 

Super Visão

E-mail: sp_visao@bestway.com.br

 

Na próxima semana fique atento que o assunto é:

Imagem Pública: difícil de criar, fácil de destruir.






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