Todo
mundo sabe. Já ouviu falar. Pessoas são importantes. É essencial contratar
certo. Empresas perdem muito dinheiro treinando as pessoas erradas. Perdem com
troca-troca de gente. Mas e daí? Saber é uma coisa; fazer é outra.
Quantas são as empresas e os empresários que estão fazendo a tarefa de
selecionar e contratar pessoas sua missão prioritária? Quantos já tiveram a
coragem de deixar de lado aquilo que sempre fizeram e começaram a mudar?
Será que o anúncio da sua empresa no jornal ainda diz assim?
CONSULTOR
DE VENDAS
Empresa sólida
no mercado, expandindo sua
Equipe, busca contratar:
·
Jovens,
entre 25 e 35 anos;
·
Boa
apresentação pessoal;
·
Experiência
comprovada em área
Comercial
(mínimo de 2 anos);
·
Veículo
próprio.
Oferecemos:
·
Ambiente
agradável;
·
Remuneração
compatível;
·
Assistência
médica.
Interessados, favor encaminhar currículo para:
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Postal 1234 -
São Paulo -
SP.
|
Ou o anúncio da sua
empresa já está assim:
PARA
VOCÊ QUE GOSTA DE NOVOS DESAFIOS
Empresa
sólida no mercado, expandindo sua equipe, busca contratar pessoas:
·
Com
alto astral e energia
·
Persuasivas
e persistentes
·
Que
gostem de gente.
Valorizamos seu potencial e
disponibilidade para
aprender e
adaptar-se à nossa empresa.
Interessados,
favor entrar em contato conosco
Pelo telefone
(11) 3234 – 5678
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Uma bela virada, não é? Se a necessidade da
empresa é formar uma equipe talentosa e comprometida com o trabalho, é preciso
abrir as portas e permitir que talentos potenciais possam entrar! Ao definir
idade, aparência, sexo, experiência anterior, como requisitos de contratação,
criam-se limitadores e muitas, mas muitas pessoas mesmo acabam nem se
candidatando, porque não preenchem essas condições. Paradoxal, não é? Ao
procurar pessoas, acabamos afastando-as!
É preciso coragem. Coragem para tentar. Coragem para ousar e
experimentar novas maneiras de ver as coisas, principalmente, de olhar para as
pessoas.
Se do ponto de vista social o desemprego é uma desgraça nacional, do
ponto de vista de quem contrata é um mundo de oportunidades. Nunca tanta gente
esteve disponível. Pessoas que foram demitidas; aqueles que nunca pensaram em
trabalhar e que hoje precisam contribuir para o orçamento doméstico; jovens
que têm a necessidade de entrar mais cedo no mercado de trabalho; os corajosos,
que resolveram questionar suas escolas e querem experimentar uma nova atividade.
Felizes são aqueles que enxergam essas oportunidades e sabem como
aproveitá-las. São maiores as chances para que formem uma equipe de sucesso.
É importante saber identificar a semente certa, o bom solo e, finalmente, saber
plantar. É o começo de uma receita de sucesso. E depois, arando a terra,
regando e adubando, não tem como errar.
E, então, como é que se redige um anúncio, ou como é que transmitimos
às empresas que nos assessoram no recrutamento qual o profissional que estamos
buscando?
Se continuarmos “agarrados” a critérios antigos e ultrapassados, a
tendência é prosseguir entrevistando os mesmos; aqueles que andam de uma
empresa para outra. Ao inovar, podemos estar ingressados no “Clube dos
Antenados”. Daqueles que prestam atenção a conceitos diferentes e que podem,
com mais facilidade, fazer a parte desse novo mundo, que não pára mais de
mudar!
Você já teve uma experiência parecida? Você já tem uma boa história
para contar? Contratou um(a) profissional que não tinha nada daquilo que parece
no primeiro anúncio e que deixaria seu avô de “cabelo em pé?” E deu
certo?
Compartilhe, comente com colegas e com amigos empresários. Ajude a
“contagiar” as pessoas com a idéia de que mudar pode até doer um pouco,
mas é muito saudável!
“Manual” do Anúncio
·
Pense bem no cargo para o qual você
está contratando.
Identifique as habilidades e as competência necessárias para garantir sucesso
- é isso que precisa fazer
parte do
texto
de anúncio;
·
“Sacuda” conceitos antigos e
procure libertar-se deles - idade,
sexo, aparência, experiência anterior por si só não
garantem
sucesso;
·
Redija um anúncio não-preconceituoso,
que seja atraente
que
desperte interesse que “abra portas” para que o maior
número
de pessoas possa candidatar-se;
·
Comunique ao mercado o crescimento da
empresa e o aumento
da equipe, se for do seu interesse. Faça um anúncio
aberto,
com o nome de sua empresa;
·
Leia o anúncio várias vezes e
certifique-se de que não há
nenhum
erro. A qualidade tem de estar presente em cada detalhe;
·
Lembre-se da importância de organizar
a forma de atender
a
todas as pessoas que vão procurá-lo. Não se esqueça de
que
esses candidatos vão estar falando de você, da sua empresa e você quer
transmitir uma boa imagem -
afinal, se não
forem
contratados, ainda podem um dia ser clientes!
Venda Mais - Nº 78