1 - Convicção
É onde começa o fracasso ou o
sucesso em vendas. O vendedor convence por que está convencido, empolga porque
está empolgado. Uma vez perguntaram a um campeão de vendas: - Por que você
vende tanto? E ele respondeu: - O meu entusiasmo bota fogo em mim e os clientes
me vêem arder, eles se aquecem na minha convicção e depois, querem fazer negócio
comigo...
2 - Confiança
O vendedor existe para agregar o
valor ao que vende. Mas, antes disso, ele precisa agregar a si mesmo. Quando
duas pessoas se aproximam, elas mantêm, primeiramente, um contato de olhos. O
subconsciente do cliente acende uma luzinha mágica que avisa: "Ele é
confiável" ou " Não faça negócio
com ele". Confiança é convicção percebida como verdade. Para
gerar sua confiança, venda primeiro a você mesmo, usando recursos
simples, ou do tipo: sorria com os olhos, estabeleça clima amistoso, ouça com
empatia e encante com palavras inesperadas e cativantes. E lembre-se: antes de
creditar é preciso acreditar.
3 - Conhecimento
Agora que você está convicto e
gerou confiança, agregue valor ao seu produto/serviço usando a magia do seu
conhecimento. Conhecer é investigar e perguntar.
4 - Competência
É diferente de conhecimento.
Conhecimento é o que você sabe. Competência é o que você consegue com
aquilo que você sabe. Para pertencer a um time de Águias em Vendas é
preciso alcançar três tipos de competência: Competência Estratégica ( Para
onde eu vou?), Competência Técnica ( Como eu vou?) e Competência Emocional (
Se, por acaso tudo der errado).
5 - Competitividade
Não adianta ser competente, se não
é competitivo. Competência é você saber fazer certo a coisa certa e sempre
da primeira vez. Competitividade é você saber disputar isso com os outros.
Competitividade é o combustível motivacional que aciona o empenho
que gera desempenho. Hoje em dia, o mercado não remunera mais a competência,
nem a competitividade. Remunera, sim, a competência competitiva.
6 - Comprometimento
O que adianta estar convencido do
que vende, saber gerar confiança, ter aquele conhecimento invejável e
uma grande competência técnica... se não estiver comprometido?
Comprometimento é diferente de envolvimento. Quase todo mundo já conhece
a história do bife a cavalo ( carne bovina com um ovo em cima). Nesse
sanduíche nos temos a presença de dois "profissionais": a galinha
que está envolvida, e o boi que está comprometido. Para o bife a cavalo dar
certo, a galinha apenas botou um ovo, já o boi deu o sangue. É muito fácil
ser galinha, o difícil é ser o boi? A resposta está em seus
resultados. Os resultados é o espelho de seu comprometimento.
7 - Comportamento
Muitas vezes uma venda é perdida
por causa do comportamento do vendedor. Anote: postura de perdedor, mania de
reclamar de tudo, roupa inadequada, falar mal da concorrência, ser percebido
como alguém mais interessado em tirar o pedido do que em deslumbrar o
cliente, ficar impaciente enquanto o cliente fala, levar objeções ou negativas
para o lado pessoal, inadequação diante de secretárias e porteiros,
intimidade como cliente, ausência de cortesia envolvente, não saber
"administrar" a ansiedade por não estar vendendo, aparência de
suor e de estar cansado demais, não assumir responsabilidade (como, por
exemplo, dizer ao cliente: - A culpa é daqueles cabeças-de-bagre da minha
empresa que não entregam o produto em tempo, não tenho nada com isso), fazer
um prejulgamento ( como, por exemplo, achar que um cliente não vai comprar
porque está trajando roupas pobres). Esses são apenas 14 exemplos de
comportamento que bloqueiam uma venda.
8 - Comunicação
A neurolingüística nos diz que
7% são o que você diz e 93% são como você diz. Comunicar
é tornar comum ao cliente o que é comum para você.
Comunique -se para integrar,
não para impressionar.
9 - Criatividade
O conteúdo foi bom, a comunicação
foi ótima mas mesmo assim você não vendeu? Dá próxima vez tente ser
criativo numa nova abordagem, numa nova resposta às objeções, numa nova
maneira de fechar a venda. Um vendedor de vidros se aproximou de um cliente
e disse: - O senhor seria capaz de dar uma martelada neste vidro sem quebra-lo?
O cliente aceitou o desafio, mas o vidro era inquebrável. O vendedor fechou a
venda quando disse: - Se o senhor que é forte não consegue, agora imagine
as pessoas que debruçam o corpo sobre o vidro do balcão de seu
estabelecimento. Isso não é um vidro; é um lucro para sua loja.
Criatividade funciona.
10 - Companhia
Você sabe tudo sobre a sua
companhia? E sobre a companhia de seu cliente? Qual foi seu primeiro produto
fabricado? Como os atuais produtos são planejados e produzidos? Quais as
normas, as diretrizes, regulamentos e os objetivos para os próximos cinco
anos? Qual a missão da empresa? E qual o seu papel para que a empresa
atinja seus resultados? Ou ainda, como fazer o cliente perceber a
tradição, a qualidade, a garantia, etc... de sua empresa? Transforme tudo o
que você conhece sobre a sua companhia em argumentos de vendas.
Revista
Técnicas de Vendas