|
|
|
|
|
|
As regras são básicas, para auxiliar o usuário
novato a se integrar melhor com os cibernautas, ou surfistas da
rede:
- Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado
da linha. Sendo toda sua interação com a rede realizada através de um
equipamento impessoal como é o computador, é fácil esquecer que existem
pessoas do "lado de lá'" e se expressar de forma mais livre do que você faria
se estivesse frente-a-frente com elas. Portanto, se você está aborrecido com
algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente
não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em
uma sala repleta de gente.
- Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros. Você
não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de
pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com
informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para
endereços particulares. Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter
exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não correio
eletrônico, para comunicar-se com o seu interlocutor. Sem a inflexão
da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face,
comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas
comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede
desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies. Um deles é :-) e
significa que a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.
- Seja claro, breve e objetivo. A maioria
das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você
escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo
é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez
palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto
maior for sua mensagem menos pessoas a lerão. Quando fizer menção a uma outra
mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem
original. Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem
referenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda ! Ao enviar mensagens para
listas ou newsgroups, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de
responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você ia dizer.
- Use um formato adequado. A linha do subject ou
assunto de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal
abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e
conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou
incompreensíveis. "Assinaturas" são informações que podem ser colocadas
automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe
localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente.
Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos
em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação. Tente fazer
o seu texto em um tamanho genérico, que possa ser lido por todas as pessoas,
não importando o tipo de equipamento que elas utilizem. Evite caracteres
especiais e insira um máximo de 70 caracteres em cada linha. ESCREVER
USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ
ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite !
- Enderece corretamente sua mensagem. Ao
responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no
campo Reply To: da mensagem recebida. Observe a existência de outros
destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem. Se a mensagem
foi recebida de uma lista de discussão, o endereço de reply normalmente é o da
lista. Caso queira responder somente ao autor da mensagem, verifique seu
endereço no campo From: do cabeçalho da mensagem recebida. Ao subscrever uma
lista, certifique-se de que está usando o endereço próprio para subscrição, e
não o endereço da lista propriamente dita. Evite enviar mensagens para
diversas listas ou newsgroups, a não ser que você esteja realmente certo de
que é necessário. Neste caso, especifique no campo To: todos os grupos a quem
a mensagem foi destinada.
- Divulgue o que você obteve ou recebeu. É comum, depois de
pedir informações via news, o solicitante resumir as respostas recebidas e
divulgar para que outras pessoas também sejam beneficiadas. A melhor maneira é
juntar num mesmo arquivo toda a informação recebida e enviar para os mesmos
destinatários do pedido original. Retire os cabeçalhos, evite duplicar
informações e faça um breve relato explicando do que se trata.
Não se esqueça de citar as fontes. No caso de arquivos de
dados e programas volumosos obtidos através da rede, avise aos potenciais
interessados que você os obteve e coloque-os à disposição para cópia, evitando
que a rede seja congestionada por múltiplas transferências da mesma
informação.
- Respeite direitos autorais (copyright).
Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio
público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na
mensagem. Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou
qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível,
incluir esses tipos de documentos em sua correspondência. Se você está usando
argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provém. Não utilize
idéias alheias como sendo suas. Ao copiar um programa disponível na rede,
verifique se o mesmo é de domínio público ou se seu uso implica no pagamento
de algum tipo de taxa, como é usual acontecer com programas shareware.
- Não divulgue propaganda pela rede. A Internet cresceu em
um ambiente exclusivamente não-comercial e boa parte de suas redes nucleares e
satélites continua sendo mantida por órgãos governamentais. Enquanto anúncios
e relatórios técnicos de produtos e serviços de interesse da comunidade
acadêmica são aceitos com naturalidade, a propaganda com fins puramente
comerciais, no estilo de mala direta, é usualmente repelida com veemência e
punida com a "expulsão do infrator" dos círculos mais interessantes da
rede.
- Seja discreto e comedido ao usar recursos da rede. Ao
acessar computadores de outras instituições, lembre-se de que usuários locais
da instalação podem estar usando o equipamento como ferramenta de trabalho.
Portanto, evite fazer uso demandante de recursos durante o horário de
expediente da instalação acessada (lembre-se das diferenças de fuso horário).
Da mesma forma, evite transferir grandes volumes de informação durante
as horas de maior uso da rede, para não congestionar as linhas de comunicação
de dados. Dê preferência para horários noturnos, quando a utilização
da rede é geralmente menor. Utilize as ferramentas de busca disponíveis na
rede, tais como Archie e Veronica para identificar as fontes mais próximas da
informação desejada. Sempre que possível, certifique-se de que o arquivo
encontrado contém a informação esperada antes de fazer a transferência.
Antes de executar programas obtidos via rede, certifique-se de que as
defesas anti-vírus de seu computador estão acionadas.
Grandes
Vendedores
André
Zielasko
| | |